quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VANTAGENS: A favor das Crianças e o Computador

Como professores, sempre queremos o melhor para a criança, melhor forma de aprender, de como educar. Mas temos medo do novo, e de como o novo pode nos auxiliar na educação.
Como o computador por exemplo, várias questões são colocadas contra esse novo auxilio na educação infantil, mas todas as colocações podem ser desmisticadas se tivermos um olhar amplo e sem rpeconceitos e sabermos usar na medida correta.
Através deste video pode-se ter respostas de algumas perguntas.





Temos que ficar atentos, para perceber se não estamos sendo preconceituosos com o novo.

Daniele Fagundes Kautscher do grupo Estudo

VANTAGENS: Vantagem do uso do computador


Os recursos tecnológicos se expandem cada vez mais; o acesso a esses recursos aceleraram a chegada dos computadores às salas de aula e estes se fazem presentes também na educação infantil.
Planejando e implantando bem a Informática Educativa dentro da proposta pedagógica, a criança ganha ao trabalhar com jogos ou outro tipo de software que possibilite a ela aprofundar, reelaborar ou até iniciar a construção de um conhecimento , respeitando o seu processo de desenvolvimento. O esforço que a criança faz para entender, buscar soluções e formar um conhecimento dá origem a um reflexo maior e melhor em sua estrutura mental.
O uso do computador na educação infantil faz a criança pensar e, mais tarde, só aceitar regras e fórmulas, depois de conhecer seus fundamentos.
A criança, que desde cedo tem acesso a estas tecnologias, com certeza, será um adulto menos ansioso, mais criativo, participante e questionador da sociedade em que vive.
Regina Maria Osório - Grupo ESTUDOS

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VANTAGENS: Vantagens do Computador na Educação Infantil.




Trabalho realizado pela Professora Regina Maria Neiva Mesquita na E.M. (03.12.038) Del Castilho com a turma EI-10 no ano de 2008.


Trabalho em uma escola de educação infantil da rede Municipal do Rio de Janeiro e fazemos uso do computador com os alunos. Eles frequentam diariamente a sala onde os computadores estão instalados. Como exemplo de trabalho que integre a informática com os conteúdos desenvolvidos e demais linguagens e mídias, cito a confecção de um livro de histórias com gravuras em massinha. A história foi criada pela turma a partir de suas vivências diárias. Uma casa de massinha com todo seu mobiliário e moradores foi confeccionada pela turma. Fotos foram tiradas com máquina digital e baixadas no computador. A história foi digitada e as fotos inseridas de acordo com a sequência dos fatos. Depois de impressa, várias cópias foram tiradas e após uma manhã de autógrafos para as famílias, as crianças levaram para casa o livro que tinham acabado de escrever e editar. O sucesso desta experiência demonstra que o uso do computador em sala de aula não substitui nenhum outro tipo de atividade, mas auxilia, completa e aprimora desenvolvendo no aluno múltiplas experiências e possibilidades.

Postado por Maria do Carmo Louzada Carneiro, Grupo Estudos.

PERIGOS: CONTRA O USO DO COMPUTADOR NA EDUC INFANTIL

As crianças estão abandonando jogo de futebol ("pelada" com os amigos), uma brincadeira de rua (ou no play) para ficarem "hipnotizados" no computador. Esse que é totalmente atraente por ser colorido e ter uma linguagem que realmente prende a atenção dos pequenos. O computador seria um vídeo-game melhor elaborado.
O computador traz informações para as crianças, mas informar não é educar.* A educação infantil trabalha como o concreto e e computador ainda é muito abstrato para as crianças.
É inadmissível pensar que se pode trocar a figura de um professor por uma máquina e os pais se "apoiarem" totalmente em uma máquina para se "livrarem" dos filhos e irem tratar de suas próprias vidas.
Podemos ver, conforme mostra a fotografia, que crianças cada vez mais cedo estão sendo “colocadas” frente à essa nova ferramenta de lazer e “aprendizado”. Então, essas crianças já deixam de observar o mundo ao seu redor e irem aprendendo com o dia a dia para, assim, “aprenderem” mecanicamente o mundo virtual.

*http://www.achademia.pro.br/moodle/mod/forum/view.php?id=1

http://www.youtube.com/watch?v=okN3RuMETxY

Déborah Diamante/ Grupo Ensino

terça-feira, 27 de outubro de 2009

PERIGOS: O uso do computador na Educação Infantil



A criança vê no computador mais um brinquedo que deve ser explorado em todas as suas possibilidades resultando em novas descobertas a cada teclar.
Sendo a internet a principal ferramenta usada nos computadores por seus usuários, torna-se um perigo para a criança na medida que é um espaço livre para toda e qualquer publicação e ao teclar essas informações inúteis que em nada contribuem para o seu crescimento cultural podem causar uma confusão na seleção de conteúdos o que dificulta o processo de construção do conhecimento do aluno sabotando assim o real aprendizado que mais tarde fará parte do seu meio natural.

Isabel Cristina Barbosa de Oliveira - Grupo Ensino

VANTAGEM - VÍDEO

Achei um vídeo bem interessante no YouTube sobre a utilização do computador na Educação Infantil.
Acessem abaixo:




O computador é mais uma linguagem a ser oferecida a criança na escola, auxiliando o processo de criação, produção. A criança aprenderá desde cedo a assumir seu papel de agente ativo no construção do conhecimento.
Os rostos das crianças durante o vídeo nos permite avaliar o prazer e a curiosidade e principalmente as descobertas.

Vamos ver? Espero que gostem....

Maria Elisa Sardenberg - Grupo ESTUDOS

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VANTAGEM - Controvérsia estruturada,computador na educação infantil

As possibilidades pedagógicas quando temos como ferramentas programas de computadores na transmissão de informação e de conhecimento é muito rica, principalmente quando nosso espectador fica inteiramente aguçando a curiosidade sobre diferentes temáticas. Nasce hoje o educomunicador, pois os recursos que o professor tem é uma aprendizagem muito mais dinâmica, por exemplo com o aprendizado de segunda lingua como o inglês, temos o "animal farm", onde a criança interage diretamente com os animais ,trazendo um vocabulário grande e rico , e super atraente, os desenhos são elaborados cuidadosamente e a sonoridade das palavras passadas com perfeição , despertando na criança uma motivação , ilustrando e com grande emanda e sem contar que as aulas tem outro formato ,tornando-se muito criativas e com conteúdo excelente , podendo até fazer uma produção de revista em quadrinho ,onde a criança use a linguagem que mais gosta.

Patrícia Berardo - Grupo ESTUDOS

VANTAGENS - TIC na escolas jardim de infancia motivos e fatores que levam a sua integração


De acordo com o texto lido, vejo as seguintes vantagens do uso das tecnologias de informação e comunicação pela Educação infantil :
Como as crianças estão construindo sua visão de mundo ao nivel da competencias verbais, matematicos destaco alguns aspectos importantes como:
1- desenvolvimento da linguagem , encorajhando a produção do discurso fluente atraves de jogos educativos
2- contribui para o desenvolvimento da produção geometrico espacial , trabalhando conceitos como: simetria , padrões e organização do espaço .
3 Possibilita uma resposta rápida às indagações da criança acreca de sua compreensão de mundo facilitando a lida com a diversidade de culturas , desenvolvendo consciencia acerca das diferenças sociais, etnicas e raciais visto que no Jardim de infancia , elas desenvolvem atitudes , percepções de comportamentos transculturais positivos que contribuam para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos
Maria Fernanda Vernes de Andrade P00295
GRUPO ESTUDOS

VANTAGEM

Todos sabemos da importância do conhecimento e domínio da tecnologia que está a disposição. Dominar o uso do computador já deixou de ser secundário e passou a ser fundamental nos dias atuais. As crianças estão cada vez mais cedo em contato com as novidades e com as novas tecnologias. É preciso iniciar na educação infantil, que é a fase em que todas as " janelas " estão abertas para novas informações, conhecimentos e habilidades. Por isso, introduzir o uso do computador na Educação infantil se torna essencial e vantajoso para formar jovens e adultos mais bem preparados para os desafios do futuro.

Ana Claudia José Pereira - grupo estudos


domingo, 25 de outubro de 2009

PERIGOS: Perigos do mundo virtual na Educação Infantil


As pesquisas indicam que um grande número de crianças tem sua rotina diária voltada para o uso indiscriminado do computador. Jogos, e ferramentas como MSN, Orkut, fotoblogs, chats e outras do mundo virtual, representam verdadeiras armadilhas para as crianças que não possuem uma identidade consolidada e ainda vivem no mundo da fantasia, e não têm a devida formação e orientação sobre esse mundo, como têm no mundo real. Elas são facilmente influenciáveis por qualquer tipo de informação ou ideologia. Na Internet nada é seguro, para os pequenos na idade da Educação Infantil. Considerando que mesmo a família, limitando as condições de acesso, o uso contínuo do computador aliena a criança, retirando-a do convívio social e, além disso, a falta de maturidade a faz confundir o que é real e o que é apenas virtual.
Eloisa Magalhães / Grupo Ensino

sábado, 24 de outubro de 2009

VANTAGENS: COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



O texto sugerido nos fala do potencial das tecnologias no nosso dia-a-dia, o que se torna cada vez mais difícil ignorá-la no contexto da aprendizagem.
A criança aprende através da sua interação com o objeto, e quanto mais estímulos ela obtiver na Educação Infantil, quando mais interessante for para a criança, mas fortalecida será sua estrutura. O computador assim poderá ajudar nesta construção: a criança vai assim experimentando, vivenciando, errando, acertando.
Segundo Alba Maria Lemme Weiss:
“O mundo contemporâneo é sustentado pela tecnologia que está presente em todos os momentos de nossa vida, seja diretamente, seja na utilização e consumo de bens e serviços produzidos a partir desta tecnologia. Desta forma, a escola como promotora de conhecimento não pode funcionar como alienada da sociedade, deixando de criar condições para a apropriação crítica desta tecnologia, correndo o risco de condenar seus membros a uma forma de "analfabetismo".
Como o interesse dos alunos em manusear o computador é significante, nada mais pedagógico que usar este interesse em favor do processo de ensino e aprendizagem dos mesmos.
MARIA ELISA SARDENBERG - GRUPO ESTUDOS






PERIGOS: Perigos do computador na educação infantil.



Um dos perigos do uso do computador na educação infantil é o de criar-se o hábito da criança gostar de brincadeiras e jogos que não envolvam o movimento do seu corpo e uma interação com outras crianças, fatores muito importantes nesta fase de sua vida escolar. Pois, nesta fase a criança está desenvolvendo as várias formas de expressão: oral, física, gestual e aprende interagindo com outras crianças através de brincadeiras, conversas, músicas, danças, jogos e manipulação de objetos. O movimento, a descoberta do seu corpo no espaço e a percepção dos outros e do mundo em que vive vão muito além da tela de um computador.

Segue um link que aborda o assunto: http://www.scribd.com/doc/13983989/Magalhaes-Pedagogos-condenam-computadores-na-educacao-infantil

Lucia Helena Martins Pangaio / Grupo: Ensino.