quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PERIGOS: CONTRA O USO DO COMPUTADOR NA EDUC INFANTIL

As crianças estão abandonando jogo de futebol ("pelada" com os amigos), uma brincadeira de rua (ou no play) para ficarem "hipnotizados" no computador. Esse que é totalmente atraente por ser colorido e ter uma linguagem que realmente prende a atenção dos pequenos. O computador seria um vídeo-game melhor elaborado.
O computador traz informações para as crianças, mas informar não é educar.* A educação infantil trabalha como o concreto e e computador ainda é muito abstrato para as crianças.
É inadmissível pensar que se pode trocar a figura de um professor por uma máquina e os pais se "apoiarem" totalmente em uma máquina para se "livrarem" dos filhos e irem tratar de suas próprias vidas.
Podemos ver, conforme mostra a fotografia, que crianças cada vez mais cedo estão sendo “colocadas” frente à essa nova ferramenta de lazer e “aprendizado”. Então, essas crianças já deixam de observar o mundo ao seu redor e irem aprendendo com o dia a dia para, assim, “aprenderem” mecanicamente o mundo virtual.

*http://www.achademia.pro.br/moodle/mod/forum/view.php?id=1

http://www.youtube.com/watch?v=okN3RuMETxY

Déborah Diamante/ Grupo Ensino

Um comentário:

Fabio Maia disse...

Olá, Déborah!

Muito boa a sua argumentação. Por favro, dê uma conferida nos links, pois eles não estão funcionando.

Aguardo, outras participações suas.

Abs, Prof. Fabio Maia