sexta-feira, 6 de novembro de 2009

VANTAGEM - NOVA CONTRIBUIÇÃO



COMPUTADOR NA EDUCAÇÂO INFANTIL: VANTAGENS

Consolidamos nossa argumentação sobre benefícios da utilização do computador por crianças da educação infantil:
- a criança pode desenvolver-se de forma global; promove a criatividade e a curiosidade; desenvolve a coordenação motora fina; acesso a informações e ilustrações fascinantes; o pensamento crítico pode ser elaborado; linguagens diferentes podem ser trabalhadas, dentre tanros outros já evidenciados nas demais postagens.
Maria Elisa Sardenberg - GRUPO ESTUDOS

terça-feira, 3 de novembro de 2009

A informática na Educação Infantil – FATOR CONTRA


Controvérsia Estruturada


A informática na Educação Infantil – FATOR CONTRA


“O desenvolvimento da criança é um processo equilibrado no qual o crescimento intelectual está intimamente vinculado ao crescimento dos aspectos afetivos e sociais, que em hipótese alguma podem ser colocados em segundo plano, pela ênfase dada a aspectos estritamente cognitivos ou até mecanicistas. Infelizmente o que vemos em muitas escolas, ditas de educação infantil, é a criança na "aula de computação" colorindo desenhos prontos na tela como os antigos mimeografados, utilizando joguinhos que a punem quando não acerta alguma atividade em um determinado número de vezes, deixando-a por exemplo, sem saber o fim da estória; repetindo incontáveis vezes um movimento com o mouse, quando ainda não tem o controle motor necessário, dado o seu estágio de desenvolvimento. Enfim, até tentando ser adestrada para aprender "computação", como um fim em si mesmo, sem nenhum relacionamento com outras atividades realizadas na escola.”


Link: http://www.centrorefeducacional.com.br/refletir.html (acesso em 03.11.09, às 16:50h)


É necessário que o educador se posicione sobre o curso das tecnologias de informação e comunicação na educação. Quando, na apostila, há o questionamento sobre a informática como objeto de ensino ou ferramenta do processo de ensino, é necessário refletir sob esse aspecto e principalmente conscientizar as crianças do uso de recursos tecnológicos e principalmente desenvolver nelas a limitação do uso, sem impor esta circunstância. As crianças que se apoderarem do uso da informática na aquisição de informações, sem ao menos pesquisar, promover a reflexão e crítica do conteúdo, não saberão contextualizar as informações, desenvolver projetos e apreender o conhecimento; ultrapassarão a geração Y, no excesso de armazenamento de informações, em uma linguagem rasa, com pouca apreensão do conteúdo.

A criança, ao ser alfabetizada em informática, compreende quando pode se utilizar dos recursos, como utilizá-los e quais recursos são praticáveis. Compreender que esta prática não faz parte da aquisição educacional, mas sim do processo de ensino-aprendizagem; que a internet também pode ser um ambiente de lazer e diversão, mas não correlaciona-se com a prática pedagógica.


Grupo: Ensino

Nome: Janaína Silva Geraldo Martins


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Computador na Educação Infantil





A Informática na Escola de Educação Infantil, nos dias atuais está em quase todas as Escolas, já se instituiu o uso do computador. Anúncios são feitos mostrando sua utilização como um diferencial para que os pais de crianças na faixa etária de 2 a 6 anos sintam-se maravilhados ante a perspectiva de seus filhos entrarem na Era da Computação desde pequeninos.
Esse é o mundo contemporâneo. A criança tem contato com computador e não sabe o que é barro, o que é criar seu próprio brinquedo, estar em contato direto com os colegas, isso é importante, faz parte da socialização. Aí vem a nossa questão: entender quem eu sou e que mundo eu habito, é entender que antes do computador vem o barro, o brinquedo de forma concreta. E esse é o papel da escola de educação infantil. Sabe-se que, ao entrar no ensino fundamental, a criança ficará com lápis, papel, caneta e computador, cabe ao professor apresentar a ela o mundo anterior a esse, na educação infantil. Água, terra., calor humano, a aprendizagem com o concreto é primordial nesta fase da criança.

Elaine Miranda da Silva - Grupo Ensino

VANTAGEM


GERAÇÃO WWW
Computadores não tem mistérios para os nascidos na era da informação.

Ainda embrulhadas em fraldas, sem saber ler nem escrever, muitas crianças hoje dominam o mouse com a mesma destreza com que brincam de chocalho. O contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo – para constrangimento geral dos pais, muitas vezes obrigados a tomar lições com seus filhos para não fazer feio no escritório. Nas escolas particulares, onde os PCs são mais comuns do que no ensino público brasileiro, as aulas de computação atendem a uma galera no mínimo precoce. Algumas delas vêm do maternal, com três ou quatro anos de idade. Cedo demais para mexer no computador? Depende. Há especialistas que garantem: quanto mais cedo uma criança dominar a tecnologia que lhe vai servir no futuro, melhor....
Mexer no computador não é uma atividade danosa em si. Longe disso. Bem utilizado, ele pode ser um tremendo aliado no ensino, ajudando nas lições de casa e tornando mais suportáveis as tardes chuvosas dentro de casa. Há programas específicos para que a criançada desenvolva a coordenação motora fina, a percepção de cores, as formas e ainda estimule o raciocínio lógico.

Bom senso – Apesar de existir correntes pró e contra o uso da tecnologia na educação, a realidade é que o dia-a-dia das pessoas está cada vez mais integrado ao computador e seu conhecimento é pré-requisito para as principais profissões. O segredo do ensino, aliado à tecnologia, é o bom senso.

Isto É online – Edição Especial

http://www.terra.com.br/istoe/digital/educacao.htm

Achei muito interessante esta reportagem e retrata bastante a nossa realidade.
As crianças nascem inseridas neste contexto da informática, aprendem por "osmese".
O computador nesta fase etária não é danoso, assim como não é danoso a criança ver televisão, ler um livro, ficar olhando as estrelas...... O que é danoso é a falta de regras, controle, limites.
O computador nunca irá substituir as brincadeiras e jogos tão necessários, e com certeza útilizando com bom senso, haverá espaço e uma riqueza de oportunidades.
Desta forma, defendo o uso do computador pelas crianças, que mesmo não sendo oferecidos diretamente, j´aestão indiretamente inseridas neste contexto.

Maria Elisa Sardenberg - Grupo ESTUDOS





Perigos do mundo virtual na Educação Infantil

Estamos na era do “conhecimento” a todo custo. Falamos de novas competências e habilidades, mas isso não pode estabelecer uma correspondência entre ser mais capaz, mais criativo, mais arrojado e o uso do computador desde a Educação Infantil. Isso me lembra os famosos anúncios de cigarro – todos faziam uma associação a pessoas bem sucedidas, vencedoras! Hoje está provado que o cigarro é um vilão a mais na saúde das pessoas. Mas, não sabiam disso antes?!?!
Por que, então, falarmos na utilização do computador desde a Educação Infantil, se o perigo já está provado? O uso dessa tecnologia para as crianças desde a Educação Infantil prejudica a saúde – confirmados casos de problemas nos olhos, obesidade, lesões, doenças crônicas desenvolvidas física, emocional e mesmo intelectualmente (citados em documento publicado pela Aliança pela Infância).
As crianças na fase da Educação Infantil hoje já perderam bastante daquelas crianças de algum tempo atrás na mesma fase, que brincavam ao ar livre, aprendendo com a natureza, com as descobertas que faziam, que brincavam de carrinho de rolimã, de boneca, que viajavam ao sabor da imaginação com as histórias contadas, que acreditavam em Papai Noel..., enfim poderia citar inúmeras coisas que indicam uma infância realmente saudável, e sem o uso do computador. Hoje vemos cada vez mais incentivos à aceleração do amadurecimento dessas crianças, incluindo aí o estímulo ao desenvolvimento da própria sexualidade com tantos apelos através de vários tipos de mídia. Assim, elas estão amadurecendo precocemente, e sem entender muito bem o que está acontecendo. O computador só é mais uma peça a contribuir com esse processo. E para quê? Por quê?
O documento mencionado acima também cita algo para refletirmos: “A ênfase na tecnologia está nos desviando das necessidades educacionais e sociais mais urgentes das crianças de baixa-renda.”
É verdade, principalmente, delas!
O uso do computador na Educação Infantil ainda necessita de atenção e estudos, pois existem muitos aspectos importantes a serem estudados, até que seja realmente provado que é relevante o uso dessa tecnologia nessa fase da infância. Por enquanto, mantenho firme a minha argumentação contra o uso do computador na Educação Infantil, apesar de ler as vantagens expostas pelas colegas do grupo a favor.

Eloísa Magalhães – Grupo Ensino

Perigos do computador na Ed. Infantil


A revista Época lançou em 2004 uma interessante matéria sobre o uso do computador na d. Infantil, onde as escolas se posicionar diante desta temática, umas contra e outras a favor. Essa reportagem deixa bem claro que é um questionamento que preocupa muito, pois estamos em 2009 e ainda é uma questão atual, que divide opiniões. Porém, precisamos refletir, enquanto educadores, em que tipo de pessoas queremos formar para o futuro. Pois os livros impressos, onde podemos ler, imaginar e concluir de acordo com nossas capacidades mentais, procurar e desvendar o desconhecido, não é uma técnica usada pelas crianças de hoje. Temos que incentivar e criar o hábito nestas crianças para que no futuro saibam pensar e também associar outras formas de auxilio como o computador. Hoje vemos escolas que investem alto em laboratórios de informática e depois cobram mensalidades altíssimas, a educação e desenvolvimento da criança está apenas depositada no computador?

Leia a reportagem da revista Época em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG67290-6014,00-INTERNET+O+QUE+MUDA+NA+ESCOLA.html

Computador na Educação Infantil - Perigos

O uso do computador na Educação Infantil é condenado por Pedagogos do mundo todo, como é mostrado em um material, feito para alertar pais e mães: www.scribd.com.../magalhães-pedagogos-condenam-computadores-na-educação-infantil-, onde após estudos feitos ficou comprovado vários perigos do uso do computador, nos anos iniciais do desenvolvimento da criança. Tais como: alienação; inteligência artificial; cultivo de uma concepção materialista do mundo; inclinação para uma vida baseada na "fé computacional", dividir sempre para conquistar; deteriorização dos valores da sociedade; impulsos tendentes a uma vida simultânea e instantânea; debilitação das capacidades de concentração mental, comtemplação e paciência; degeneração da memória, criatividade e pensamento, uma vez que é fácil arquivar em mémorias gigantescas; degenerações das funções nerecerebrais, devido a exposição constante a campos eletromagnéticos na proximidade da cabeça. Enfim, acredito que realmente o computador prejudica o desenvolvimento e a saúde da criança.

Grupo: Ensino / Perigos do uso do computador na Ed. Infantil
Laiana Omatsu Francisco

Computador na Educação Infantil: Perigos

Computador na Educação Infantil: Perigos



Hoje em dia, o uso de computadores no processo pedagógico já é realidade e um conquista da escola. Seu emprego não se limita mais a algumas poucas escolas privilegiadas, pois pode ser encontrado tanto em escolas particulares como em algumas unidades escolares das redes públicas de ensino.
Segundo Haidt (2003), o uso do computador na educação tem sido alvo de debates e questionamentos. Na verdade, o que discute não é o instrumento em si, mas a maneira de empregá-lo, que depende de uma concepção filosófica e de uma teoria de aprendizagem.
Os avanços dos recursos tecnológicos na informação e na comunicação fizeram com que os computadores chegassem às escolas para fazer parte do cotidiano dos alunos, inclusive iniciando sua acessibilidade na Educação Infantil. Nessa faixa etária a criança está em pleno desenvolvimento psicomotor, emocional e social. É colocado um computador em sua frente e sua curiosidade é aguçada a manuseá-lo.
Para quem tem acesso em casa, os perigos do uso do computador podem influenciar de forma negativa no desenvolvimento infantil, pois as crianças, muita das vezes, perto de adultos visualizam sites de relacionamentos, vídeos e imagens, que muita das vezes não é adequada para sua idade. Isso sem dizer nos inúmeros jogos que induzem à violência que é comum entre as crianças. Muitas delas, influenciadas por familiares já possuem até Orkut e e-mail, tendo sua vida exposta muito cedo. Assim, a criança se habitua à era digital e vai aprendendo a lidar facilmente com esta ferramenta, sem limites de acesso.
Na escola, onde o acesso é mais limitado, o uso do computador na Educação Infantil é realizado, geralmente, para colorir desenhos e manusear o mouse com jogos desestimulantes que não contribuem para a formação educacional, pois a criança vê o uso do computador como forma de diversão. Neste sentido, não verificamos nenhuma contribuição desta ferramenta com o objetivo de desenvolver a formação intelectual e autônoma da criança, pois muita delas têm muito mais acesso e opções acessando a interne em sua casa.
Nas escolas as aulas de informáticas chamam a atenção, devido a essa implantação na sociedade atual e muitas escolas não se preocupam na qualidade do trabalho e acabam por fazê-lo sem professores capacitados, não tendo conhecimento de como ocorre o processo de aprendizado das crianças de Educação Infantil e realizando um trabalho sem objetivos que contribuem para o desenvolvimento nesta faixa etária escolar.
Assim, analisamos que o emprego do computador no processo pedagógico, exige do educador uma reflexão crítica para a realização de um trabalho paralelo, onde os objetivos não se perca e o trabalho não seja realizado aleatoriamente a essa faixa etária da Educação Infantil.
Gisele Pacheco de Oliveira – GRUPO ENSINO