GERAÇÃO WWW
Computadores não tem mistérios para os nascidos na era da informação.
Ainda embrulhadas em fraldas, sem saber ler nem escrever, muitas crianças hoje dominam o mouse com a mesma destreza com que brincam de chocalho. O contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo – para constrangimento geral dos pais, muitas vezes obrigados a tomar lições com seus filhos para não fazer feio no escritório. Nas escolas particulares, onde os PCs são mais comuns do que no ensino público brasileiro, as aulas de computação atendem a uma galera no mínimo precoce. Algumas delas vêm do maternal, com três ou quatro anos de idade. Cedo demais para mexer no computador? Depende. Há especialistas que garantem: quanto mais cedo uma criança dominar a tecnologia que lhe vai servir no futuro, melhor....
Mexer no computador não é uma atividade danosa em si. Longe disso. Bem utilizado, ele pode ser um tremendo aliado no ensino, ajudando nas lições de casa e tornando mais suportáveis as tardes chuvosas dentro de casa. Há programas específicos para que a criançada desenvolva a coordenação motora fina, a percepção de cores, as formas e ainda estimule o raciocínio lógico.
Bom senso – Apesar de existir correntes pró e contra o uso da tecnologia na educação, a realidade é que o dia-a-dia das pessoas está cada vez mais integrado ao computador e seu conhecimento é pré-requisito para as principais profissões. O segredo do ensino, aliado à tecnologia, é o bom senso.
Isto É online – Edição Especial
Computadores não tem mistérios para os nascidos na era da informação.
Ainda embrulhadas em fraldas, sem saber ler nem escrever, muitas crianças hoje dominam o mouse com a mesma destreza com que brincam de chocalho. O contato com a tecnologia começa cada vez mais cedo – para constrangimento geral dos pais, muitas vezes obrigados a tomar lições com seus filhos para não fazer feio no escritório. Nas escolas particulares, onde os PCs são mais comuns do que no ensino público brasileiro, as aulas de computação atendem a uma galera no mínimo precoce. Algumas delas vêm do maternal, com três ou quatro anos de idade. Cedo demais para mexer no computador? Depende. Há especialistas que garantem: quanto mais cedo uma criança dominar a tecnologia que lhe vai servir no futuro, melhor....
Mexer no computador não é uma atividade danosa em si. Longe disso. Bem utilizado, ele pode ser um tremendo aliado no ensino, ajudando nas lições de casa e tornando mais suportáveis as tardes chuvosas dentro de casa. Há programas específicos para que a criançada desenvolva a coordenação motora fina, a percepção de cores, as formas e ainda estimule o raciocínio lógico.
Bom senso – Apesar de existir correntes pró e contra o uso da tecnologia na educação, a realidade é que o dia-a-dia das pessoas está cada vez mais integrado ao computador e seu conhecimento é pré-requisito para as principais profissões. O segredo do ensino, aliado à tecnologia, é o bom senso.
Isto É online – Edição Especial
http://www.terra.com.br/istoe/digital/educacao.htm
Achei muito interessante esta reportagem e retrata bastante a nossa realidade.
Achei muito interessante esta reportagem e retrata bastante a nossa realidade.
As crianças nascem inseridas neste contexto da informática, aprendem por "osmese".
O computador nesta fase etária não é danoso, assim como não é danoso a criança ver televisão, ler um livro, ficar olhando as estrelas...... O que é danoso é a falta de regras, controle, limites.
O computador nunca irá substituir as brincadeiras e jogos tão necessários, e com certeza útilizando com bom senso, haverá espaço e uma riqueza de oportunidades.
Desta forma, defendo o uso do computador pelas crianças, que mesmo não sendo oferecidos diretamente, j´aestão indiretamente inseridas neste contexto.
Maria Elisa Sardenberg - Grupo ESTUDOS
2 comentários:
Olá, Maria Elisa!
Interessante esta repostagem, mas qual o seu argumento sobre a vantagem de uso da Internet?
Abs, Prof. Fabio Maia
Oi professor.
na verdade os meus argumentos já haviam sido postados abaixo ( a primeira A FAVOR). Eu achei esta reportagem interessante e resolvi postá-lo como um "plus", assim como também um vídeo do YOUTUB, concordando assim com o conteúdo.
Os meus argumentos A FAVOR é que o computador trás benefícios nesta faixa de idade contribuindo para o desenvolvimento global da criança; ajudando a desenvolver a motricidade fina;estimulando raciocínio matemático; aumentando a criatividade;induzindo à construção de um pensamento crítico;ajudando na resolução de problemas;promovendo o desenvolvimento da linguagem; no desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais. Bastantes não?
Mas é preciso saber quando e como utilizar para que todos estes benefícios ocorram.
Maria Elisa
Postar um comentário