segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Perigos do mundo virtual na Educação Infantil

Estamos na era do “conhecimento” a todo custo. Falamos de novas competências e habilidades, mas isso não pode estabelecer uma correspondência entre ser mais capaz, mais criativo, mais arrojado e o uso do computador desde a Educação Infantil. Isso me lembra os famosos anúncios de cigarro – todos faziam uma associação a pessoas bem sucedidas, vencedoras! Hoje está provado que o cigarro é um vilão a mais na saúde das pessoas. Mas, não sabiam disso antes?!?!
Por que, então, falarmos na utilização do computador desde a Educação Infantil, se o perigo já está provado? O uso dessa tecnologia para as crianças desde a Educação Infantil prejudica a saúde – confirmados casos de problemas nos olhos, obesidade, lesões, doenças crônicas desenvolvidas física, emocional e mesmo intelectualmente (citados em documento publicado pela Aliança pela Infância).
As crianças na fase da Educação Infantil hoje já perderam bastante daquelas crianças de algum tempo atrás na mesma fase, que brincavam ao ar livre, aprendendo com a natureza, com as descobertas que faziam, que brincavam de carrinho de rolimã, de boneca, que viajavam ao sabor da imaginação com as histórias contadas, que acreditavam em Papai Noel..., enfim poderia citar inúmeras coisas que indicam uma infância realmente saudável, e sem o uso do computador. Hoje vemos cada vez mais incentivos à aceleração do amadurecimento dessas crianças, incluindo aí o estímulo ao desenvolvimento da própria sexualidade com tantos apelos através de vários tipos de mídia. Assim, elas estão amadurecendo precocemente, e sem entender muito bem o que está acontecendo. O computador só é mais uma peça a contribuir com esse processo. E para quê? Por quê?
O documento mencionado acima também cita algo para refletirmos: “A ênfase na tecnologia está nos desviando das necessidades educacionais e sociais mais urgentes das crianças de baixa-renda.”
É verdade, principalmente, delas!
O uso do computador na Educação Infantil ainda necessita de atenção e estudos, pois existem muitos aspectos importantes a serem estudados, até que seja realmente provado que é relevante o uso dessa tecnologia nessa fase da infância. Por enquanto, mantenho firme a minha argumentação contra o uso do computador na Educação Infantil, apesar de ler as vantagens expostas pelas colegas do grupo a favor.

Eloísa Magalhães – Grupo Ensino

Um comentário:

Fabio Maia disse...

Olá, Eloisa!

Você foi bem incisiva no seu posicionamento, heim.

Abs,
Prof. Fabio Maia