Hoje em dia, o uso de computadores no processo pedagógico já é realidade e um conquista da escola. Seu emprego não se limita mais a algumas poucas escolas privilegiadas, pois pode ser encontrado tanto em escolas particulares como em algumas unidades escolares das redes públicas de ensino.
Segundo Haidt (2003), o uso do computador na educação tem sido alvo de debates e questionamentos. Na verdade, o que discute não é o instrumento em si, mas a maneira de empregá-lo, que depende de uma concepção filosófica e de uma teoria de aprendizagem.
Os avanços dos recursos tecnológicos na informação e na comunicação fizeram com que os computadores chegassem às escolas para fazer parte do cotidiano dos alunos, inclusive iniciando sua acessibilidade na Educação Infantil. Nessa faixa etária a criança está em pleno desenvolvimento psicomotor, emocional e social. É colocado um computador em sua frente e sua curiosidade é aguçada a manuseá-lo.
Para quem tem acesso em casa, os perigos do uso do computador podem influenciar de forma negativa no desenvolvimento infantil, pois as crianças, muita das vezes, perto de adultos visualizam sites de relacionamentos, vídeos e imagens, que muita das vezes não é adequada para sua idade. Isso sem dizer nos inúmeros jogos que induzem à violência que é comum entre as crianças. Muitas delas, influenciadas por familiares já possuem até Orkut e e-mail, tendo sua vida exposta muito cedo. Assim, a criança se habitua à era digital e vai aprendendo a lidar facilmente com esta ferramenta, sem limites de acesso.
Na escola, onde o acesso é mais limitado, o uso do computador na Educação Infantil é realizado, geralmente, para colorir desenhos e manusear o mouse com jogos desestimulantes que não contribuem para a formação educacional, pois a criança vê o uso do computador como forma de diversão. Neste sentido, não verificamos nenhuma contribuição desta ferramenta com o objetivo de desenvolver a formação intelectual e autônoma da criança, pois muita delas têm muito mais acesso e opções acessando a interne em sua casa.
Nas escolas as aulas de informáticas chamam a atenção, devido a essa implantação na sociedade atual e muitas escolas não se preocupam na qualidade do trabalho e acabam por fazê-lo sem professores capacitados, não tendo conhecimento de como ocorre o processo de aprendizado das crianças de Educação Infantil e realizando um trabalho sem objetivos que contribuem para o desenvolvimento nesta faixa etária escolar.
Assim, analisamos que o emprego do computador no processo pedagógico, exige do educador uma reflexão crítica para a realização de um trabalho paralelo, onde os objetivos não se perca e o trabalho não seja realizado aleatoriamente a essa faixa etária da Educação Infantil.
Gisele Pacheco de Oliveira – GRUPO ENSINO
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Computador na Educação Infantil: Perigos
Computador na Educação Infantil: Perigos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi, Gisele!
Nossa, que argumentos, heim!
Abs,
Prof. Fabio Maia
Postar um comentário